Carta de Serviços - Tecnologias Educacionais
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Compete à Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais
CRTE Pedagógica e Técnica
- realizar levantamento referente às condições dos equipamentos/materiais tecnológicos disponíveis no NRE e escolas estaduais, assim como orientar os gestores
- quanto à distribuição e utilização destes;
- acompanhar os processos referente a execução de infraestrutura para execução de serviços na rede lógica, visando a instalação de laboratórios de informática e demais tecnologias disponíveis no NRE e escolas;
- apoio ao uso de tecnologias educacionais na rede pública estadual a partir do planejamento estabelecido pela DTI;
- apoio ao uso de tecnologias educacionais e/ou tecnologias que compõem o processo de matrícula/escolarização nas redes públicas municipais e nas Escolas de Educação Básica, na modalidade de Educação Especial, nos Centros de Atendimento Educacional Especializado e nas Escolas para Surdos, que por meio das suas mantenedoras, formalizaram Termo de Colaboração com a Seed (com parceria para uso de sistemas e recursos digitais) a partir das necessidades estabelecidas por esta Seed;
- fazer levantamento e validação de informações junto às escolas, em caráter diagnóstico e avaliativo, com a intenção de fortalecer o uso das tecnologias na educação;
- apoiar e orientar as Instituições Públicas de Ensino e Núcleos Regionais de Educação quanto à utilização dos conteúdos postados nas páginas institucionais desta Secretaria;
- realizar instalação de softwares, manutenção e suporte dos equipamentos de informática e audiovisuais disponíveis nas escolas;
- dar suporte à rede de internet e suporte à infraestrutura de rede e wi-fi disponíveis nas escolas, NREs e suas Unidades descentralizadas;
- acionar garantia dos equipamentos, fazer os laudos de inservibilidade dos equipamentos fora de garantia;
- capacitar equipes das Escolas e dos NRE para a utilização de tecnologias educacionais e recursos digitais, juntamente com as equipes responsáveis pela demanda no NRE;
- viabilizar e colaborar com as ações demandas pela DTI, seus Departamentos e Coordenações, no que diz respeito aos assuntos de tecnologia junto às escolas e NRE;
- auxiliar servidores e alunos quanto ao uso de e-mails corporativos, recuperação de senhas, acessos a plataformas, acesso a apps do governo e sistemas utilizados pela Seed;
- disseminar, aos profissionais da educaçãoda rede pública estadual do Paraná, o uso pedagógico de soluções tecnológicas disponibilizadas pela Seed;
- assessorar a comunidade escolar, na utilização das tecnologias e recursos digitais disponibilizados pela Seed;
- planejar e organizar a distribuição de dispositivos eletrônicos para as escolas bem como, acompanhamento periódico nas instituições para verificar a utilização dos mesmos, oferecendo suporte técnico e pedagógico, além de identificar possíveis necessidades de ajustes ou aprimoramentos;
- realizar ações de formação continuada para a universalização do uso de tecnologias/ recursos digitais na rede pública estadual de ensino do Paraná a partir do planejamento estabelecido pela DTI;
- assessorar os profissionais da rede estadual de educação nas demandas de formação continuada (presenciais, não presenciais, híbridas e a distância) no uso das tecnologias educacionais e recursos digitais disponibilizadas pela Seed;
- fomentar aos profissionais da educação da rede pública estadual de ensino paranaense, o uso pedagógico de soluções tecnológicas e recursos digitais disponibilizados pela Seed;
- desempenhar a função de docente/multiplicador nas formações de robótica ofertados pela CTE, em seus NRE;
- acompanhar a abertura e o fechamento de turmas do Curso de Robótica de contraturno, no seu NRE;
- assessorar pedagogicamente os professores do Curso de Robótica nas instituições deensino;
- realizar o recebimento e a conferência do kits de robótica no NRE;
- credenciar as instituições que poderão ofertar o Curso de Robótica, em contraturno, de acordo com as regras estabelecidas pela CTE;
- solicitar à CTE a abertura e/ou fechamento de turmas do Curso de Robótica em contraturno;
- mapear a distribuição e o remanejamento dos kits de robótica das instituições de ensino;
- solicitar a garantia de componentes do kit de robótica, conforme estabelecido no contrato de aquisição;
- realizar o levantamento da formação em Robótica dos professores do seu NRE;
- apurar a atribuição de atividades do Desafio Paraná aos estudantes, pelo professor, ao final de cada aula;
- acompanhar a realização das atividades, pelos estudantes, por meio das ferramentas disponibilizadas pela Seed;
- verificar o desempenho dos estudantes nas atividades, por meio das ferramentas de monitoramento da Seed;
- orientar os professores para que incentivem os estudantes na realização das atividades;
- dar suporte pedagógico ao professor, de forma presencial, quando necessário, ou a distância;
- avaliar, por amostragem, os vídeos produzidos nas aulas, quando houver, conforme rubricas definidas pela CTE;
- trabalhar em conjunto com os embaixadores do Desafio Paraná na realização de formações para os professores que necessitarem de suporte no processo de atribuição das atividades;
- esclarecer dúvidas técnicas com a equipe de Robótica da CTE sobre os temas das aulas, quando houver necessidade
- acompanhar e coordenar demais ações provenientes do trabalho com a Robótica.
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