Projeto Fala Jovem fortalece o protagonismo dos estudantes de colégios estaduais em Curitiba 03/11/2025 - 14:08

Estudantes dos colégios estaduais jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba participaram do Projeto Fala Jovem, iniciativa promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e do Departamento da Juventude. O programa tem como objetivo estimular o diálogo e a escuta ativa entre os jovens e o poder público, fortalecendo o protagonismo juvenil.

Ao longo do projeto, cerca de 1,5 mil estudantes da rede estadual foram envolvidos em debates sobre temas ligados ao cotidiano e ao futuro da cidade, como educação e trabalho, cidadania e participação social, diversidade e liberdade de expressão, saúde e meio ambiente, segurança e mobilidade urbana.

“Essa parceria tem como objetivo ouvir os nossos estudantes, ou seja, promover o protagonismo juvenil nas ações e nas políticas públicas, na escola, no bairro e também na cidade de Curitiba”, destaca Laura Patrícia Lopes, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.

O encerramento das atividades ocorreu na quarta-feira (29/10), com o Fala Jovem Final, realizado no Teatro do Paiol. O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre estudantes, professores e convidados, e foi marcado por apresentações culturais de talentos dos colégios da rede, incluindo música, dança e poesia.

“Vim ao Fala Jovem falar sobre um poema muito inspirador, sobre a escola e as disciplinas. É um incentivo para nós, estudantes, buscarmos o conhecimento e não ficarmos em um espaço limitado”, contou Antônio Duarte, estudante do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha, que declamou um poema durante o encontro.

Fala Jovem

O Projeto Fala Jovem se materializa nas Audiências Públicas da Juventude, realizadas regularmente nas dez regionais de Curitiba. Esses encontros funcionam como espaços de escuta e reflexão, em que jovens de 15 a 29 anos — em sua maioria estudantes da rede estadual — podem debater desafios, propor soluções e contribuir para a construção de políticas públicas mais efetivas.

Além de incentivar o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania, o projeto também aproxima os jovens dos serviços e programas municipais nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde e assistência social.

 

GALERIA DE IMAGENS