Estudantes da rede estadual do NRE Curitiba conquistam vagas em universidades públicas 05/02/2026 - 09:40
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba celebra o desempenho dos estudantes da rede pública estadual que conquistaram vagas em universidades públicas por meio dos vestibulares e demais processos seletivos de ingresso no ensino superior para o ano letivo de 2026.
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, os estudantes provenientes de colégios públicos representaram 48% dos aprovados no processo seletivo. Ao todo, 4.314 candidatos conquistaram uma vaga, dos quais 2.083 concluíram o Ensino Médio na rede estadual. Desse total, centenas são oriundos de escolas públicas de Curitiba.
Os resultados evidenciam o protagonismo dos jovens da rede estadual e refletem o trabalho desenvolvido pelas escolas, aliado ao empenho dos estudantes, professores, equipes pedagógicas e gestores escolares. O acesso às universidades públicas representa um marco importante na trajetória educacional desses estudantes e reafirma o papel transformador da educação pública.
Do colégio à universidade: histórias de aprovação
“Ser aprovada na Federal é uma sensação muito boa, né? Saber que vou ter acesso ao ensino superior de graça e de qualidade, acho que não tem sensação melhor”, conta Maria Fernanda Candido Rodrigues, de 17 anos, estudante do Colégio Cívico-Militar Guido Arzua, aprovada em Engenharia Mecânica na UFPR. Ela relata que manteve uma rotina intensa de estudos, conciliando as aulas no colégio, no período da manhã, com um cursinho pré-vestibular à tarde.
Para Maria Fernanda, o apoio dos professores foi fundamental ao longo da preparação. “Acho que o Guido me ajudou não só com o estudo, mas com muito apoio e carinho dos professores que sempre estiveram do meu lado”, afirma.
“Essa parceria em que estamos apoiando, incentivando, fazendo a recomposição dos conteúdos que outrora não eles não tinham dominado e sempre incentivando e acreditando na capacidade deles. Hoje, nós podemos dizer que nós estamos colhendo esse fruto ao ver nossos alunos aprovados na Universidade Federal do Paraná”, explica Vanda Aparecida Tora dos Santos, diretora do Colégio Cívico-Militar Professor Guido Arzua.
Outro exemplo é o estudante Matheus Pires de Lima, de 17 anos, aprovado em Engenharia Mecânica na UFPR logo após concluir o Ensino Médio. “Eu terminei a minha terceira série no Colégio Estadual Dom Orione e posso afirmar que o colégio contribuiu muito para a minha aprovação, não somente o cotidiano da sala de aula. Além disso, o colégio contava com professores dedicados que deram um apoio muito grande a todos os vestibulandos, não só na questão de estudos, mas também apoiando e incentivando”, relata.
Resultados que orgulham a rede estadual
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Laura Patrícia Lopes, os resultados são motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho coletivo realizado nas unidades escolares. “O resultado das aprovações no vestibular e o acesso do estudante de escola pública à universidade pública revela o trabalho em conjunto de toda a rede de ensino de Curitiba, desde a mantenedora, o Núcleo Regional de Educação e as escolas. Então, existe um trabalho em conjunto para que o nosso aluno possa conquistar a sua vaga na universidade e parabenizo também todos os estudantes que conquistaram essa vaga e bem como a família que acompanha os nossos estudantes na vida acadêmica”, explica Laura.
O NRE Curitiba acompanha de perto as ações desenvolvidas pelas escolas para fortalecer a aprendizagem, incentivar a permanência e o sucesso escolar e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior. Iniciativas pedagógicas, projetos de orientação acadêmica e o engajamento da comunidade escolar têm contribuído para que mais estudantes visualizem a universidade como um caminho possível e alcançável.
Ao celebrar essas conquistas, o Núcleo reafirma seu compromisso com a promoção de uma educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade, que possibilite aos estudantes ampliar horizontes, construir projetos de vida e contribuir para o desenvolvimento social e científico do Paraná.



